Em reunião do seu Sistema Diretivo, realizada neste sábado, 6 de julho, a diretoria do Sindicato dos Gráficos do Ceará (SINTIGRACE), deliberou por unanimidade, apoio a CHAPA 1 JORNALISTAS UNIDOS –SINDICATO FORTE que disputa as eleições no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (SINDJORCE).
A Diretoria do SINTIGRACE decidiu facultar seu apoio à referida chapa, apesar do apoio da CSP-Conlutas à chapa 2. Para os diretores do sindicato houve erro de encaminhamento por parte da Coordenação da CSP-Conlutas, que facultou o apoio a chapa 2 liberando seus filiados para apoiar, ou não, qualquer uma das chapas.
O apoio da diretoria do SINTIGRACE também se deu no entendimento que a CHAPA 1 JORNALISTAS UNIDOS – SINDICATO FORTE é a que, na disputa eleitoral no SINDJORCE, tem compromissos anticapitalistas e que é comprovadamente, a chapa que defende os interesses individuais e coletivos, imediatos e históricos dos trabalhadores.
Para a diretoria do SINTIGRACE não há contradição em sua decisão, mesmo que a CHAPA 1 JORNALISTAS UNIDOS – SINDICATO FORTE, tenha o apoio da CUT. Para a diretoria do SINTIGRACE, apesar de filiada a Central governista, a diretoria do SINDJORCE manteve seu compromisso na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores jornalistas, compromisso que, no entender da diretoria do sindicato, a chapa concorrente não possui, pois não está no “DNA” da maioria de seus componentes, o compromisso com os interesses da classe trabalhadora.