O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) realiza a partir do dia 13 de novembro assembleias nos locais de trabalho do setor gráfico convencional.
As assembleias tem o objetivo de apresentar as propostas patronais sobre piso salarial da categoria mediante a implementação do banco de horas, fim do sábado livre e adoção da polivalência.
As assembleias, acontecem nas portas das grandes e médias empresas do setor gráfico convencional, pela manhã, ao meio dia, e a noite, de acordo com a necessidade. Também serão realizadas reuniões com os trabalhadores de pequenas empresas.
Na ocasião o sindicato irá colher o voto e a opinião da maioria dos trabalhadores sobre as propostas apresentadas pelos patrões.
Em caso de reprovação das propostas patronais, o Sintigrace pretende apresentar uma contraproposta para ser apreciada e votada pelos trabalhadores.
A categoria também irá decidir quanto tempo mais de negociação será aceito, a partir da decisão do número total de rodadas de negociação, para tentar alcançar um acordo sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O motivo dessa escolha está relacionado com o longo prazo tomado pelos patrões para evoluir na apresentação de propostas negociáveis. “Está muito claro que o Sindicato patronal está empurrando com a barriga o processo de negociação”, afirmou Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.
Segundo Andrade, os patrões estão apresentando uma proposta de piso salarial que formaliza os valores já praticados pelas empresas informalmente e ainda desejam em troca, implantar o banco de horas, acabar com sábado livre e formalizar a polivalência.
“Uma vez que sabemos das intenções patronais, os trabalhadores decidirão sobre um limite para continuar negociando sem paralisações no setor”. Finalizou Andrade.