A pauta da audiência foi o reconhecimento da representatividade sindical dos trabalhadores gráficos da Embacel.
Durante a audiência, não houve acordo, pois a empresa não reconheceu a representatividade do Sintigrace, tendo inclusive informado possuir relação sindical com a Federação dos Trabalhadores da Indústria (FTICE). Segundo Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, a empresa é uma gráfica de embalagem que utiliza os sistemas de impressão flexografico e off-set na produção de embalagens, logo, os empregados da Embacel devem ser representados por uma entidade sindical gráfica.
“Há dez anos, quando a Embacel chegou no Ceará, o Sintigrace entrou em contato com a empresa que recebeu a entidade como se fosse da base, mas quando o sindicato começou a descobrir suas irregularidades ela mudou sua postura”, informou Josenaldo Ferreira, diretor do Sintigrace.
A Embacel pertence ao Grupo Carton Pack que possui empresas no Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, a empresa em nenhum desses estados respeita a representatividade da categoria. O Sintigrace se prepara para entrar com Ação Judicial contra a empresa e exigir, em respeito à Constituição Federal, que a representatividade dos gráficos seja respeitada.