No dia 1º de setembro de 2011, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará (MOVA-SE), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace), participou da VI Jornada Nacional de Debates do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Escritório Regional do Ceará (DIEESE/ERCE).
A VI Jornada Nacional de Debates, é uma iniciativa conjunta do DIEESE e das centrais sindicais CGTB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT. Os temas debatidos na jornada foram Negociação Coletiva e Trabalho Decente. Na ocasião, a representante do DIEESE nacional, Rosane Maia, ministrou uma palestra sobre Trabalho Decente.
Durante os debates, dirigentes de várias entidades expuseram suas dificuldades com relação aos temas abordados e sugeriram: Prioridade a luta da jornada de 40h, a participação dos sindicatos cearenses com voz ativa e qualificada no processo de negociação e uma marcha do Trabalho Decente, dentre outras sugestões.
Além do Sintigrace, participaram dos debates o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-Ce), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza e Região Metropolitana (SECVGAF), Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de informática e Similares do Estado do Ceará (SINDPD-CE), Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (SINDMETAL) e o Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais De Barreira (SINSEMBA), dentre outras entidades.