A primeira rodada de negociação salarial dos gráficos terceirizados do BNB com a empresa DELTA LOCAÇÃO DE SERVIÇOS E EMPREENDIMEN TOS LTDA., realizada nesta segunda-feira, 23 de julho na Superintendência Regional do Trabalho ( SRTE), foi considerada ruim pela comissão de negociação do Sintigrace.
A negociação refere-se à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, para o período de 2012-2013, e abrange aos gráficos terceirizados da Delta, empresa que presta serviços ao BNB, e que tem data-base em junho.
A proposta de renovação do ACT possui apenas sete cláusulas em discussão, sendo que uma, DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL, a empresa não pode interferir diretamente. Das seis pautas em discussão, a empresa negou duas, a DO VALE TRANSPORTE e a DA CESTA BÁSICA. Além disto, a Delta, propôs aplicar o percentual da inflação do período, 4,28%, nas demais cláusulas: DOS SALÁRIOS DOS TRABALHADORES GRÁFICOS (PISO SALARIAL); DO REAJUSTE SALARIAL; DO VALE LANCHE; DO VALE ALIMENTAÇÃO.
O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, afirmou que “a empresa DELTA não está levando a sério a negociação, pois mandar um representante de Salvador para Fortaleza, para dizer que vai conceder apenas a inflação é, no mínimo irresponsabilidade”. Andrade ponderou que o envio de um representante para propor apenas o valor da inflação, poderia ser substituído por um telefonema.
O presidente informou que a proposta será levada, na próxima semana, ao conhecimento dos gráficos terceirizados do BNB, que deverão tomar um posicionamento quanto à proposta desrespeitosa da empresa.
Uma nova reunião acontecerá no próximo dia 8 de agosto na SRTE.