Durante a negociação da Campanha Salarial 2013/2014, entre o Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) e o Sindicato das Indústrias Gráficas (Sindgrafica), realizada na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) no dia 5 de novembro, o sindicato patronal oficializou a proposta de Piso Salarial a categoria trabalhadora. No entanto, para conceder o piso salarial, os patrões querem colocar na Convenção Coletiva de Trabalho, o banco de horas.
Além disso, os patrões querem ainda, a volta do trabalho de segunda a sábado para toda a categoria; e que os trabalhadores aceitem ser polivalentes. Ou seja: realizar várias funções por apenas um salário.
A Comissão de negociação salarial do Sintigrace informou que de positivo apenas a oficialização do Piso Salarial. No entanto, o Sintigrace informou que agora irá avaliar, jurídico e economicamente a proposta patronal. Será formulada uma contraproposta e a categoria será consultada para então, apresentar uma resposta aos patrões durante a próxima negociação que está marcada para o dia 3 de dezembro, também na SRTE, às 10h30min.
O presidente do Sintigrace Rogério Andrade informou que além de discutir a contraproposta, a categoria deve aprovar um limite para o acordo, pois está na cara que os patrões estão embromando. “Aqui também a categoria já esperou bastante, os patrões negligenciaram a negociação e agora, sabendo que a categoria não aceita a CCT sem piso salarial, querem empurrar o banco de horas, vamos propor que a categoria ponha um limite para essa embromação dos patrões” ressaltou Andrade.