Na noite desta segunda-feira (21/05), os trabalhadores gráficos do jornal O Estado cruzaram os braços pela campanha salarial 2012 da categoria.
Os trabalhadores que estão em greve por melhores condições de salário e de vida, só retornaram as atividades, depois que o proprietário do jornal, Ricardo Palhano, decidiu acatar as reivindicações dos trabalhadores, e fez um acordo garantindo 12% de reajuste para os salários, 15% de reajuste para os pisos, R$ 80,00 de cesta básica, vale-alimentação de R$ 8,00 e as demais cláusulas já acordadas durante o processo de negociação salarial deste ano.
Segundo Rogério Andrade, presidente do Sindicato dos Gráficos (SINTIGRACE), a postura do jornal O Estado demonstra a sensibilidade de seu proprietário as dificuldades enfrentadas pela categoria. Para o presidente, fica claro que O Povo e o Diário do Nordeste, jornais de maior poderio econômico, não assinaram o acordo deste ano, por uma questão política ao invés de econômica, e que os dois jornais deveriam seguir o exemplo dado pelo O Estado, tendo um maior respeito por seus trabalhadores.
Ricardo Palhano, se comprometeu a assinar o acordo feito com a categoria, na sexta-feira (25/05).