No último dia 16 de dezembro foi realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT, uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace), a empresa Delta Locação de Serviços e Empreendimentos Ltda. e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Na pauta da mediação, presidida pelo Procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva, o pagamento, atrasado desde 31 de agosto de 2013, da rescisão de contrato dos trabalhadores gráficos terceirizados pela empresa Delta na Gráfica do BNB.
A Delta informou que “…foi realizado pagamento de verbas rescisórias aos trabalhadores, em depósito em conta”… Porém, “a empresa não soube precisar que parcelas foram contempladas”. A empresa também declara que “… tem pendências de valores a serem pagas pelo BNB, a título de serviços prestados, mais precisamente a repactuação do contrato de 2012”… e acredita que “…haja alguma espécie de seguro-garantia do contrato, o que poderia resultar em valores que poderiam ser utilizados no pagamento dos trabalhadores”…
O BNB por sua vez informou que “…não teve tempo hábil para avaliar todas as circunstâncias em que estão inseridas o contrato de prestação de serviços com a Delta”… O banco solicitou prazo para maiores esclarecimentos.
Nova audiência foi designada para o dia 26 de dezembro, mas a empresa Delta solicitou adiamento. O Sintigrace ainda não foi informado oficialmente dos motivos que levaram a empresa desmarcar a audiência.
O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, informou que no dia 19 de dezembro, o sindicato realizou reunião com os trabalhadores, ex-funcionários da Delta, que foram esclarecidos sobre a audiência realizada na PRT. Na mesma reunião, os trabalhadores tomaram uma série de decisões sobre o tema e aprovaram a participação de três trabalhadores na comissão do Sintigrace que irá acompanhar as próximas audiências.