Os trabalhadores gráficos de jornais e revistas do Ceará seguem na expectativa de mais uma rodada de negociação com patrões do setor gráfico de jornais e revistas, desta vez para negociar sobre o fechamento da Convenção Coletivo de Trabalho 2016 da categoria. A reunião será realizada na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, às 14h na sede da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT.
A próxima negociação mostrará qual será a proposta patronal já que, na última reunião no qual foi fechada a CCT 2014 e 2015, no Ministério Público, o sindicato patronal deixou claro que não tinha nenhuma proposta para que desse início à Campanha Salarial 2016. Mesmo com pauta em mãos, seguer discutiram a possibilidade de repassar a inflação aos trabalhadores.
O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, deixou claro que não irá negociar retiradas de direito ou redução salarial, também como reajuste abaixo da inflação. “Não há menor possibilidade”, ressalta ele.
O Sintigrace recebeu informações que o patronal viria a oferecer 5% parcelado ao Sindicato dos Jornalistas, para a CCT de setembro de 2015, diante dessa situação, a expectativa do Sindicato já é negativa mas o objetivo do Sintigrace é deixar claro para os patrões que não irá aceitar e fechar a CCT com um reajuste abaixo da inflação.
“Nossa categoria se solidariza com a dificuldade dos jornalistas e estamos dispostos a nos unificar na Campanha, porém esperamos que a postura patronal com relação a categoria dos gráficos seja diferente, pois, caso seja no mesmo patamar, colocaremos a situação para que a categoria resolva,” finaliza Andrade.