Gráficos do Ceará tem o pior salário do país
O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) solicitou um estudo sobre o salário dos trabalhadores gráficos, a Elizama Paiva do Escritório Regional do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).
Com base no Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) das atividades gráficas, concluiu que os gráficos do Ceará são os que têm a pior média salarial do Brasil: R$ 634,09. A pesquisa considera as atividades gráficas de impressão, serviços de pré-impressão, acabamentos gráficos e reprodução de materiais gravados em qualquer suporte.
O estudo mostra ainda que o Ceará, em termos de Produto Interno Bruto (PIB), cresceu mais que o Brasil nos últimos 4 anos. Levando em consideração que a atividade gráfica reflete o crescimento da economia do Estado, podemos concluir que ela é extremamente concentradora de renda e que os trabalhadores gráficos do Ceará são os mais explorados da categoria no país.
Está na hora de virar o jogo moçada!
Nos dias 19/10, em Sobral e Juazeiro do Norte, e 4/11 em Fortaleza, vão ser realizadas as assembleias de lançamento da Campanha Salarial 2013 dos setores gráfico convencional e de jornais e revistas.
Compareça, dê sua opinião e leve sua proposta para mudar essa preocupante realidade.
VAMOS VIRAR O JOGO!