As empresas multinacionais do segmento gráfico no território nacional serão mais observadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig). Na realidade, a entidade sindical de terceiro grau criará uma nova estrutura organizativa, com a participação de sindicatos e federações, com o objetivo de ampliar a fiscalização sistemática sobre as condições de trabalho e relações sindicais nas empresas do gênero. O projeto já está em andamento. Foi criado uma Comissão de Empresas Multinacionais. O grupo de dirigentes começou a compor um diagnóstico sobre o perfil de todas as respectivas unidades industrias no País.
“No primeiro momento está sendo realizando um levantamento fundamental para o melhor planejamento das ações”, informa Jorge Fermino, secretário geral da Conatig. Cada sindicato e federação está mensurando as empresas multinacionais, pontuando dados relevantes, como a quantidade de gráficos, detalhando o número de homens e mulheres, e descrevendo o número de associados aos referidos órgãos sindicais. Também está sendo realizada uma consulta sobre o tipo de trabalho exercido, ou seja, se é voltado para embalagens cartográficas, embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos, impressos de segurança e entre outros.
A Comissão de Empresas Multinacionais é coordenada por João Luiz, do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos (STIG) de Niterói-RJ. É composta ainda por Iraquitan da Silva (STIG de Pernambuco), Francisco Wirrton Viana (STIG de Guarulhos-SP) e José Augusto (STIG do Paraná). Todos os sindicatos e federações dos trabalhadores gráficos estão recebendo um questionário para preenchimento de dados sobre cada empresa multinacional no respectivo estado e cidade.
Quem não recebeu ainda o questionário, pode adquiri-lo na nova página eletrônica da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos, no link http://www.conatig.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Questionário-de-Empresas-Multinacionais-Gráficas-JUL14-300714.doc. O prazo final para entrega do documento é até o dia 18 de agosto. Os dados coletados serão sistematizados na reunião ampliada da Conatig, nos dias 19,20 e 21 de agosto, na cidade de Praia Grande (SP).
Fonte: Conatig