“Após muita luta, conquistamos um grande avanço para a categoria gráfica que foi a convenção coletiva do setor de embalagens”, afirma o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (SINTIGRACE), Rogério Andrade. A conquista veio após 83 anos da fundação do sindicato, que transforma em três o número de convenções negociadas pela entidade e protege os trabalhadores na luta por mais direitos.
O registro da convenção no Sistema Mediador do MTE aconteceu no dia 17 de dezembro de 2012, com a assinatura do Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose e Embalagens em Geral do Estado do Ceará.
As empresas, agora têm por obrigação corrigir os salários e a cumprir o desconto da taxa assistencial com direito a oposição por parte do trabalhador, prazo respectivo de acordo com a cláusula 16ª.
Os gráficos terão os salários corrigidos em maio de 2012 em 7%, aplicados sobre os salários de maio de 2011, garantindo ganho real de 2,02%.
Os trabalhadores que ganhavam salário mínimo no período de maio de 2011 a abril de 2012 terão aplicado um valor de R$ 20,00 em seus vencimentos a partir de maio de 2012.
Além das conquistas econômicas, os gráficos de embalagens garantiram conquistas sociais como: Adiantamento quinzenal, auxílio doença, auxílio funeral, estabilidade pré-aposentadoria e vale-alimentação.