O Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará – SINTIGRACE irá propor à categoria no dia 7 de fevereiro, a filiação a Central Sindical e Popular/CSP – Conlutas.
A longa relação entre o sindicato e a Central é bastante conhecida, o SINTIGRACE, foi um dos fundadores da Central Sindical e Popular/CSP – Conlutas, quando participou do Congresso Nacional da Classe Trabalhadora – CONAT, em junho de 2010 e embora sempre estivesse apoiando a Central, nunca se filiou. Além disto, a Central esteve presente em diversos momentos de luta da categoria gráfica, como por exemplo, a greve de 2012.
A filiação do SINTIGRACE com a CSP-Conlutas será proposta pela diretoria que entende não ser mais possível o isolamento político da entidade das lutas mais gerais da classe trabalhadora. “Embora contribua com a luta da classe trabalhadora, o fato de não está filiado a nenhuma Central Sindical deixa o Sindicato isolado”, afirma o presidente do SINTIGRACE, Rogério Andrade.
Entretanto, a filiação não implicará em afastamento das lutas das entidades filiadas a outras Centrais. “A história do Sindicato dos Gráficos do Ceará é marcada pela defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores gráficos e da classe trabalhadora, independentemente da filiação de parte da classe trabalhadora a partidos políticos ou Centrais Sindicais”, afirma Andrade.
Segundo a diretoria do SINTIGRACE a escolha pela CSP-Conlutas pela têm relação com o grau de combatividade, autonomia sindical e disposição de luta desta Central. “A CSP-Conlutas não se rendeu a intolerância e intransigência dos patrões, além de manter autonomia e disposição de luta contra os governos de um modo geral”, conclui o presidente.
Além de representar e organizar os trabalhadores, a CSP-Conlutas também representa e organiza movimentos da juventude, das mulheres, negros, homossexuais, e outros segmentos da classe trabalhadora excluídos da sociedade.