Foi realizada no último dia 18 de junho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), uma Mediação Coletiva entre o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) e a gráfica de dados variáveis Aptalaser. Na pauta o fim do assédio moral aos trabalhadores para a realização de horas extras e a prática de lide simulada patrocinada pela empresa.
Mediada pelo Auditor Fiscal do Trabalho Giuseppe Peixoto, a reunião teve um desfecho positivo para os trabalhadores. Os representantes da empresa se comprometeram em realizar um acordo com os trabalhadores para a realização de horas extras. Neste acordo ficará claro que a Aptalaser não irá ultrapassar o limite de 10 horas diárias trabalhadas, já incluídas as compensações. Também ficou acertado que quando o trabalhador não puder fazer horas extraordinárias, a empresa se absterá de praticar atos que configurem represália ao empregado.
Na questão das homologações das rescisões de contrato de trabalho, a Aptalaser se comprometeu em realizar as rescisões de contrato de trabalho preferencialmente na sedo do Sintigrace, obedecendo ao que determina a legislação, pondo fim à prática de lide simulada.
O presidente do Sintigrace irá se reunir com os trabalhadores da empresa para informa os resultados da mediação.