Os patrões do Sindgráfica modificaram unilateralmente a proposta econômica para a celebração da convenção Coletiva de Trabalho 2017. A proposta econômica que anteriormente era de 8,5% em duas parcelas de 4,5% e 4%, agora é de correção salarial com base na inflação do período, em parcela única. A argumentação patronal para a mudança da proposta, é que houve alteração no cenário econômico, devendo ficar a inflação do período abaixo de 7%.
O ato inconsequente dar-se o fato de ter mudado a proposta logo após o Sintigrace ter consultado a categoria acerca da contraproposta patronal para celebração da Campanha Salarial 2017.
O Sintigrace classificou a mudança sem consulta à representação laboral de no mínimo “deselegante”. “A boa regra negocial é tratar as partes com respeito e ter firmeza naquilo que se propõe, mas essa postura desrespeitosa do sindicato patronal já é conhecida.”, comentou o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade.
Por conta do ocorrido, o Sintigrace solicitou uma nova rodada de negociação para o dia 4 de janeiro de 2017 na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. O patronal ainda não confirmou a presença e o Sintigrace espera que esta possa ser realizada para que, após efetuada a reunião, possa, novamente, consultar a categoria sobre a nova proposta.