Nesta segunda-feira (02/12), durante a 5ª rodada de negociação salarial, o sindicato patronal do setor de jornais e revistas (Sindjornais), apresentou uma proposta de reajuste salarial de 8,32% para os pisos salariais e 7,26% para salários acima dos pisos.
Foi acordada, nesta rodada de negociação, a cláusula de adiantamento quinzenal de salário. Contudo, o sindicato patronal negou a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pelo Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace).
Para o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, a rodada foi uma decepção. “A proposta de PLR foi apresentada para ser uma alternativa à concessão da cesta básica, por solicitação das empresas que haviam reclamado que se o beneficio fosse concedido a categoria teria de fornece-lo aos demais trabalhadores”.
Ainda segundo o presidente, a negativa não agrada mesmo com a proposta de reajuste salarial oferecida. Andrade, afirmou que a proposta será avaliada pela categoria, mas a comissão de negociadores não a defende.
Andrade explica que a proposta patronal representa a recomposição das perdas salariais somada ao ganho real de 2% para os pisos salariais e 1% para os salários acima dos pisos, em pagamento retroativo a janeiro de 2013. “Não temos como defender a proposta patronal, mesmo com a melhora oferecida, pois nos comprometemos em lutar por alguma conquista social, além do reajuste salarial, o que não se verifica nesta proposta”, finalizou o presidente.