O Dia do gráfico deste ano foi comemorado no Cresse Clube, localizado no bairro de Fátima, em Fortaleza a partir das 9 horas.
A comemoração do dia 7 de fevereiro marca o início da histórica e vitoriosa greve de 42 dias ocorrida em 1923. O Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Ceará (Sintigrace) comemorou o dia com a categoria com lazer, esporte e luta política para garantir o Dia do Gráfico feriado em todo Estado do Ceará. A festa foi animada pela banda de pagode “Vai pra cima”. Foi servida feijoada, a categoria e seus familiares celebraram o momento e reiteraram a importância da luta dos gráficos no Ceará e do Brasil.
Estiveram presentes na comemoração, o representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Reginaldo Aguiar; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Confecção Feminina e Moda Intima de Fortaleza (Sindconfe), Maria Santana; o diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), Mirton Peixoto; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-Ce), Geraldo Lucena; e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), Manoel Farias.
A festa também contou com um Torneio simbólico de Futebol Sete, onde o time da intercalação do Diário do Nordeste, sagrou-se campeão por ter vencido pelo placar de 6 a 2 o time dos trabalhadores da Grafam.
Na ocasião foi prestada homenagem ao companheiro gráfico, José Paixão da Silva Nascimento, que recebeu a placa “Gráfico de Luta” por sua participação nas lutas da categoria.
O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, conduziu o ato político conclamando a categoria lutar contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo Temer, lutar pelo Dia do Gráfico feriado em todo Estado. Aproveitando a oportunidade, os gráficos presentes aprovaram a participação do Sintigrace na fundação da Federação Interestadual dos Gráficos, sendo que a diretoria assumiu o compromisso de encaminhar a decisão dos trabalhadores, de acordo com as determinações da legislação vigente.